MEMÓRIA - Gilmar Barreto

 


Gilmar Barreto dos Santos nasceu em 05 de setembro de 1971 na cidade de Cachoeira. Filho de Maria Lúcia Barreto, Ialorixá residente na cidade de Cachoeira.

A relação de Gilmar com a cultura tradicional iniciou por influência de sua mãe quando criou o afoxé Filhos do Paraguassú na cidade de Cachoeira. A acompanhava em todos os locais onde o Afoxé se apresentava. Participou também da fundação do Bumba meu Boi de Seu Zuquinha, no qual se manteve participativo até o dia do falecimento do fundador do grupo.

Já participou também de outros afoxés, dentre eles o Afoxé Raiz de Airá. Foi um dos cantores e músico do coral Identidade Brasil organizado por Rosângela Cordaro, já foi músico em banda de forró e da Banda Marcial do Colégio Estadual da Cachoeira. Atualmente, Gilmar participa do Samba de Roda de D. Dalva (Samba Suerdieck) e do grupo cachoeira no Afro Barroco Gêge Nagô liderado e fundado por Valmir Pereira.

Nos anos 80, Gilmar Barreto é levado por seu tio Ná para o samba de Dona Dalva. A partir daí passou a ser componente do grupo até os dias atuais. Dentre as várias apresentações que acompanhou o grupo, destaca a que o grupo realiza anualmente no São João Feira do Porto, onde menciona o orgulho como tocador e a recepção do público.

Gilmar conheceu Dona Dalva no bairro do Rosarinho, desde os 08 anos de idade ao frequentar a casa de sua Ialorixá Galdina da Silva, conhecida como mãe Baratinha.

Nascido em família de religião de matriz africana, a sua herança religiosa vem de longas caminhadas, o que se destaca a fundação do Terreiro Loba’Nekun através do seu saudoso bisavô Miguel Ângelo Barreto e bisavó Maria da Natividade. Atualmente Gilmar acompanha a sua mãe, Ialorixá Lúcia a zelar da espiritualidade na qual lhe foi incumbida. No que tange ao catolicismo tem forte devoção, porém destaca a fé em Santo Antonio e São Cosme por ter nascido em setembro.

Dentre as lembranças dos sambas de caruru destaca com saudades as lembranças na casa de Nilta no Alto da Levada, na qual participava das rezas e da musicalidade presente nos atos religiosos.

 

SANTOS, Gilmar Barreto. Entrevista concedida a Any Manuela Freitas. Cachoeira, Outubro 2021.

 

Comentários

Postagens mais visitadas