Manoel Luiz

 


Manoel Luiz nasceu na cidade história de Cachoeira em 01 de dezembro. Filho de mãe artista e sambadeira e pai eletricista, frequenta as manifestações da cultura popular desde criança. Ex-sambador mirim do Samba de Roda Mirim Flor do Dia, Manoel junto com as demais crianças esteve presente nos mais diversos espaços difundindo o Samba de Roda feito por crianças e adolescentes.  

Manoel é Filho de Mestra Ana e S. Neto. Sua mãe é cantora, compositora e sambadeira, já o seu é um grande apoiador e parceiro gestor da Casa do Samba de Dona Dalva. Manoel é pai de Davi Miguel

Manoel divide a sua trajetória entre a arte e o esporte ciclismo. Com a curiosidade infantil, ainda criança iniciou os primeiros consertos de sua bicicleta. Na área artística, é músico baterista em que integra grupos de sambas e pagodes na cidade de Muritiba. A partir do Samba de Roda Mirim Flor do Dia vem a integrar o Samba de D. Dalva (Samba Suerdieck), em que tica instrumentos de percussão, dentre eles o tamborim.

Além do grupo de Samba, é apoiador de outras manifestações culturais dentre elas do Terno de Reis Esperança da Paz, no qual voluntariamente contribui com a produção e com o apoio técnico.

Pra Manoel o Samba de Roda é uma cultura que precisa de mais apoio e mais valorização, ainda que seja Patrimônio, os integrantes possuem muitas carências.

 

NASCIMENTO, Manoel Luiz. Patrimônio e Cultura. Apoio e Promoção a Manifestações Culturais – 2ª edição. Entrevista concedida a Any Manuela Freitas. Cachoeira, Julho 2021.

 

Comentários

Postagens mais visitadas