Memória - Anderson Nascimento

 


Nascido em Cachoeira, Recôncavo baiano, Anderson Nascimento, conhecido como Ande Sensa é músico, sambador, produtor de bandas musicais e eventos. Anderson é filho de Gilson mestre sambador e filho de Joanita costureira. Possui duas filhas que já participam das atividades culturais promovidas por Dalva Damiana.

Sua relação com Dona Dalva Damiana vem de família. Neto da Doutora do Samba, desde criança a acompanha no samba. Já residiu com Dona Dalva e atualmente a acompanha como músico do Samba Suerdieck e integrante do Terno de Reis Esperança da Paz.

Sua carreira artística inicia como sambador mirim do grupo Samba de Roda Mirim Flor do Dia, de Dona Dalva, onde atua até os dias atuais como tocador dos instrumentos percussivos timba e timbal.

Sua relação com música dá continuidade quando participa tocando em bandas como Corpus Negro (Afro Reggae), Agita Samba (pagode), Vibra Samba (pagode), Soul do Sereno (Partido alto), dentre outros. Apresentou-se em diversos eventos como festivais (PERCPAN com o Samba de Roda Suerdieck), carnavais com o grupo Agita Samba, além de outros eventos promovidos em Cachoeira e na região do Recôncavo.

Em Cachoeira criou e produziu eventos como: A Tardezinha que levou durante 04 anos com um grande alcance de público. Anderson participou de gravações do CD’s musicais “Agita Samba”, “Samba de Dalva”, “Samba Baiana – a vivência cantada de Dona Dalva”, além de outros.

Na religiosidade, Anderson Nascimento demonstra a sua fé ao Orixá das palhas, Obaluaê, no qual defende e destaca a importância do candomblé em sua vida.

Profissionalmente Anderson é pedreiro, porém atualmente, é funcionário público no município de Cachoeira.

 

NASCIMENTO, Anderson. Patrimônio e Cultura. Apoio e Promoção a Manifestações Culturais – 2ª edição. Entrevista concedida a Any Manuela Freitas. Cachoeira, Outubro 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas