Memória - Leandro Fialho


Nasceu na cidade de Cachoeira, em 31 de julho de 1985. Com o seu pai Lírio Rodrigues, Leandro, popularmente conhecido como Léo de Naná em razão da sua mãe ser conhecida como Naná, herdou do seu saudoso pai o gosto pela música.

Leandro é músico da Banda Marcial do Colégio Estadual da Cachoeira. Assim como o seu pai Lírio, é sócio da Sociedade Lítero Musical Minerva. Léo tem um grande sentimento por música, inclusive por música de terreiro de candomblé.

Léo é apaixonado por música, sentimento que herdou do seu saudoso pai por ter sido músico da Minerva, Léo também é sobrinho de professor e maestro Felisberto e o acompanha tocando instrumentos de percussão na Charanga da Minerva durante a Festa D’Ajuda.

Aos poucos foi se aproximando do Samba de Roda de D. Dalva e lembra que a sua primeira apresentação no grupo foi na Igreja do bairro do Rosarinho. Junto com o grupo participou de variadas apresentações, incluindo São João Feira do Porto, aniversário de Cachoeira, além de outras apresentações fora da cidade de Cachoeira. Além do Samba de Roda, participa do Terno de Reis Esperança da Paz e do Terno das Baianas do Acarajé.

Sua aproximação com Dona Dalva vem a partir de uma relação histórica entre ambas famílias, e hoje integrante do grupo Suerdieck de D. Dalva, a consideração e a participação em demais eventos familiares tem sido constante.

Espiritualmente Léo é ogã do Ilê Axé Alaketu Oyá Funan, filho de Ialorixá Luciana dos Santos na cidade de Muritiba. No catolicismo é devoto de Cosme e São Damião em razão de ter nascido gêmeos. Profissionalmente trabalha em uma rádio comunitária e prestando serviços autônomos.

 

SILVA, Leandro Fialho da. Patrimônio e Cultura. Apoio e Promoção a Manifestações Culturais – 2ª edição. Entrevista concedida a Any Manuela Freitas. Cachoeira, Outubro 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas