Procissão de São Roque

 


São Roque é o santo católico aclamado para cura de enfermidades. As homenagens e celebrações ocorrem dia 16 de agosto.

Em sua residência, enquanto um compromisso anual Dona Dalva organizava o altar com flores e rezava sempre e pedidos e agradecimento de promessas. Distribuía pipocas, mungunzá e santinhos. Após muitos anos como irmã da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, passou a cumprir a sua devoção na sede da Irmandade. Já na irmandade, Dona Dalva passou a celebrar junto com as irmãs da Boa Morte, onde declamava o repertório de rezas tradicionais, seguindo de distribuição de pipocas e santinhos. Na Irmandade da Boa Morte, 16 de agosto é o quarto dia festivo cuja programação é composta com a distribuição do cozido e apresentação de Samba de Roda.

Após alguns anos, Dona Dalva foi presenteada com uma imagem de São Roque por um amigo chamado Carlos Cordaro. Com emoção Dona Dalva conta detalhadamente a chegada da imagem em sua residência. Em uma manhã de domingo, Dalva Damiana recebeu a visita da bandeira do divino espírito santo, destaca com a pomba da paz, levada pelos familiares organizadores do menino que veio a representar o imperador nos festejos do Divino Espirito Santo. O fiel que segurava a bandeira do espírito santo percorreu o interior da sua residência em representação a benção do divino. Após a visitação referente ao festejo do Divino Espírito Santo, Dona Dalva permaneceu na porta de casa, quando recebeu um grupo de pessoas a perguntando onde morava D. Dalva e se permitia que entrasse em sua residência. Ao confirmar e aceitar o grupo de devotos em sua casa, as pessoas iniciaram a apresentação da imagem, cantar as rezas e a partir desta mobilização de fé encabeçadas por Dalva Damiana, Carlos Cordaro e Rosângela Cordaro, deu se a formação da procissão de São Roque, a partir de maio de 2015.

A procissão possui saída da residência de Dona Dalva, percorre as ruas históricas da cidade de Cachoeira acompanhadas da charanga organizada pelo músico  Paulo Vitor. A missa religiosa é celebrada na Capela de Nossa Senhora D’Ajuda, no momento em que a procissão chega na Capela as irmãs da Irmandade dba Boa Morte, carregam o andor com São Roque e o levam para o interior da Capela, onde é celebrada a missa. Após a celebração, o cortejo segue para a Casa do Samba de Roda de D. Dalva, onde se encerra a procissão com a distribuição de alimentos como pipocas e mungunzá.


Celebração a São Roque
Foto - Marcia Paraíso

Cartaz de evento em homenagem a São Roque
 

FREITAS, Dalva Damiana. Celebração para São Roque. Entrevista concedida a Any Manuela Freitas. Cachoeira, Agosto 2021.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas