Samba de Roda Corrido e Samba de Roda Barravento por GIlson dos Santos

 

Mestre Gilson é um antigo sambador do Samba de Roda de D. Dalva, ainda do tempo do Samba de Roda Suerdieck. Gilson é pai de 3 filhos e 1 filha, e avô de 6 netos. Aqui explica brevemente a diferença entre o Samba de Roda Corrido e o Samba de Roda Barravento.

A diferença entre o Samba Corrido e o Samba Barravento está no momento de sambar. No samba Corrido a pessoa pode sambar enquanto o cantor “puxa o samba”, ou seja, enquanto está cantando. Já no Samba Barravento, a mulher entra na roda pra sambar apenas durante os intervalos entre as estrofes do Samba. Em ambos a mulher passa a oportunidade para a outra sambar através da umbigada.

Dentre as cantigas do Samba de Roda Corrido corrido, Gilson menciona Jiló, Imperador, Balanço do Mar, Graças a Deus, São João na Beira D’água, Minha Oyá, dentre outras também populares. As canções mencionadas são de autoria de Dalva Damiana e Ana Olga. Das cantigas barravento estão Harmonia, Amor de Longe, Seu olhar, O pandeiro e a viola, além de inúmeras canções autorais e de domínio público que tem acompanhado durante a sua trajetória.

Para a musicalidade Gilson apresenta os seguintes instrumentos: viola, violão, cavaquinho, reco-reco, triângulo, maraca, timba, timbal e pandeiro.

Os toques de percussão que Gilson aprendeu, hoje são transmitidos para crianças e adolescentes durante as oficinas com o Samba de Roda Mirim Flor do Dia.

Comentários

Postagens mais visitadas