Ana Olga Freitas – Composição “Sorria”

 


Mestra Ana, cantora e compositora, compõe o Samba de Roda de D. Dalva (Suerdieck). Liderança feminina, no Samba de Roda dentre as suas funções está a de usar da criatividade para levar alegrias à comunidade e ao público apreciador do Samba de Roda de raiz.

Mestra Ana possui inspirações que somadas a sua alegria e amor pelo Samba de Roda, a faz criar cantigas que são verdadeiras obras da cultura popular. Dentre as suas inspirações está a religião de matriz africana, o candomblé. A mestra se inspira nas cantigas dos caboclos, nos batuques e em sua fé nos Orixás. Além da religião, o seu amor pela cidade de Cachoeira, a faz criar composições que retratam comportamentos, culinárias, expressões originais do estado da Bahia e de Cachoeira.

Durante a entrevista para o trabalho em foco, Ana canta e explica as estrofes referentes a letra “Sorria” que é de sua autoria. Na letra a compositora faz menção a alegria apresentando pontos históricos, sagrados, filhos ilustres da Bahia, lugares e culinária.

 

Sorria

 

Sorria meu amor

Eu sou da Bahia

 

Quer saber o que eu sou

Eu sou brasileira

Quer saber o meu endereço

É na heróica Cachoeira

 

[...]

 

Refrão

Sorria meu amor

Sorria, ô sorria

Sorria meu amor

Eu sou da Bahia

 

Bahia de todos os santos

De Castro Alves

E do axé

Bahia de Jorge Amado

Cayme, do Abaeté

 

Bahia terra do samba

Do carnaval, do afoxé

Bahia do Pelourinho

Da baiana do acarajé

Minha linda Bahia

 

Refrão

 

Bahia terra de côco

Do dendê, do Orixá

Tem efó tem carurú

Aberém e o abará

Eu sou da Bahia!

 

Refrão

Eu vou a cidade alta

Desço de elevador

Eu vou rezar no Bomfim

Nosso santo protetor

 

Eu vou a cidade alta

E desço de elevador

Tomo a benção no Bonfim

Protetor da nossa Bahia

Sorria meu amor...

 


 


Comentários

Postagens mais visitadas